Programação

                      PROGRAMAÇÃO

         ENCONTRO DE EDUCADORES

Sexta -feira, 7 de agosto

19:00 Inscrições e Credenciais.

Abertura do evento – Auditório Galileu Galilei

20:00  Apresentação   da   Fundação Claudio Naranjo e de seu trabalho com a educação

20:30  – Orientação para as dinâmicas do encontro

Sábado, 8 de agosto

09:00 Apresentação da dinâmica do encontro – Auditório Galileu Galilei

10:00 Grupo de Reflexão 1: Queixas e Reclamações

11:00 Grupo de Reflexão 2: Ideias e Resistência do sistema

12:00 Intervalo

12:30 Plenária- Auditório Galileu Galilei

14:30 Almoço

16:30 Oficinas de auto conhecimento e  Educaçao para Ser  , oficinas de Inteligencia Emocional, oficinas de Inteligencia Organismica

17:45  Intervalo

18:15 Oficinas de auto conhecimento e Educaçao para Ser  e , oficinas de Inteligencia Emocional, oficinas de Inteligencia Organismica e oficinas Educaçao para Ser

20:15   Encerramento – Auditório Galileu Galilei

 

3º dia-09 de agosto

9:00 Apresentaçao -Sateduc

10:00 Oficinas de auto conhecimento e educação para ser, oficinas de inteligencia emocional, oficinas de inteligencia organísmica

12:00 Intervalo

12 30 Encontro dos Grupos de Projetos

14:00  Almoço

16:00 Encontro dos grupos de projetos, desenho de Comitês e   coordenadores

18:00 Plenária-Auditório Galileu Galilei

21:00  Encerramento

 

SOBRE AS OFICINAS

Equipe de facilitadores composta por colaboradores da equipe internacional de Claudio Naranjo.

1)Oficinas de Corpo:

1) MOVIMENTO E PRESENÇA-Ângela Lins (Brasil)

2) COMUNICAÇÃO COMPASSIVA – Olga Curado (Brasil)

3)MOVIMENTO NATURAL- Luciana Tavares -Luiza Frade  (Brasil)

2)Oficinas de Auto Cohecimento

1)CLOWN E O DAR-SE CONTA – UM ENCONTRO COM A CRIANÇA INTERIOR-Antonio Reys (Peru)

2)TRÊS OLHARES, TRÊS AMORES-Marcelo Gonzalez (Uruguay)

3)SER OU PARECER: ESTÁ AÍ A QUESTÃO.-Fátima Caldas (Brasil)

3)Oficinas de Emoção e Criatividade

1)A DIVINA COMÉDIA HUMANA -MÁSCARAS-Pedro Caldas Ramos (Brasil)

2)A CORAGEM DE SER QUEM VOCE É-Lluis Fustè Coetzee (Espanha)

3)CRIATIVIDADE  e GESTALT-Fatima Caldas (Brasil)

OFICINAS DE CORPO

1) MOVIMENTO E PRESENÇA- Este trabalho desenvolve a consciência dos movimentos internos, o contato e expressão das emoções, sentimentos, sensações e intuições, livre dos bloqueios do ego, proporcionando mais profundamente o contato com a natureza essencial do Ser.

Objetivo:

  1. Compreender o elo sistêmico das relações humanas;
  2. Experienciar os bloqueios emocionais que impedem a expressão verdadeira da natureza essencial;
  3. Abrir-se para um sentimento apaziguador, que permite preencher as carências e necessidades, levando a uma percepção sutil da Presença, independente de ideologias e credos; Descrição do trabalho :

FACILITADORA: Ângela Lins

Psicóloga Clínica (Brasília, 1978) e Terapeuta Transdisciplinar.
Trabalha com a Psicologia Transpessoal, Gestalt Terapia, Psicologia dos Eneatipos, saberes xamânicos e terapias corporais, com especialização em Biodança (1988). Desenvolveu método terapêutico para o autoconhecimento com os saberes xamânicos (1999). Criou o método “Movimento e Presença”, um trabalho corporal que envolve a consciência e vivencia espiritual do Ser (2008). Desenvolveu o curso de Cura: Contato Profundo com a Essência Interior (2009). Criou a oficia “A Prática do Silenciar: uma experiência de re-ligação” (2000). Membro fundadora da Sociedade Vipassana de Brasília e voluntária nessa sociedade. Discípula (1998) e terapeuta transdisciplinar da escola SAT (Seekers After Truth), da Psicologia dos Eneatipos; especializada em   MBSR – Mindfulness -Based Stress Redution – Programa de Redução de Estresse.

 

2-)Oficina de Comunicação Compassiva: uma prática Educativa e Educadora

  • O trabalho é fundamentado num principio  segundo o a qual a harmonia  é o meio eficaz para promover a   transformação e a  formação  de  seres humanos para  relacionamentos   emocional, espiritual e  intelectualmente sustentáveis.
  • A demonstração dessa qualidade – a harmonia – é possível pelo reconhecimento da vocação estrutural do ser  humano como ente  cooperativo – não apenas  considerando  a  sua natureza  social,  mas explicitado no funcionamento  do seu  corpo – que  se fortalece  em situações em que é amparado e  respeitado  , e no contexto inverso funciona   também inversamente – e isso aparece  nos comportamentos antissociais, violentos e na doença.
  • A Compaixão, aprendida na sua expressão básica dos movimentos do corpo é demonstrada  pelo Aikido – arte marcial japonesa  definida como a arte da  harmonia  ( Ai – Harmonia, Ki – energia  e Do –  caminho). Na oficina  vamos explorar os movimentos  feitos  com base  nesses fundamentos para  reforçar  o conceito  segundo o qual a comunicação –  fenômeno humano de  compartilhamento –  acontece  de maneira eficaz quando há harmonia – empatia e compaixão.

FACILITADORA: Olga Curado

Consultora de imagem e de comunicação para candidatos a Presidência da República do Brasil e do atual  primeiro ministro de  Portugal além de diversos candidatos a governo de estado, ministros de Estados, senadores, deputados federais e prefeitos, desde 2010 e  CEOs de diversas  companhias nacionais e multinacionais.  Jornalista, graduada em Comunicação Social com especialização pelo World Press Institute, nos Estados Unidos. Durante 14 anos foi diretora de jornalismo  da Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Londres e coordenadora de jornalismo das emissoras afiliadas. Atuou nos jornais O Estado de S. Paulo, como repórter especial e correspondente nos Estados Unidos; em O Globo como repórter especial e editora nacional no Rio de Janeiro e Brasília, e no Jornal do Brasil, como repórter, em Brasília. É consultora em Comunicação desde o ano 2000 na gestão de imagem institucional, comunicação interpessoal e treinamento de porta-vozes. Autora dos livros de Comunicação “A Notícia na TV”, “Encontro com a Imprensa”, “Correr para o Abraço” e “Cá entre nós”. Participa do volume 4 da coleção Aberje – “Comunicação interna, a força das empresas” e do livro “Marketing Político em tempos Modernos”, 2008, editado pela Fundação Adenauer. Autora  de Viver sem Crise, editora Leya, 2013.É poeta, publicou “Passa pra dentro, menina!” e participa de várias antologias. É aikidoísta, no nível de Nidan ( Faixa Preta de segundo grau). Fundou e dirige a Curado & associados Consultores.

3)MOVIMENTO NATURAL-Luciana R Tavares e Luiza Frade

Vivencia que busca promover um contato com a espontaneidade através do corpo e movimento. Desfrutar da imaginação ativa, do voltar a ser criança, dos sonhos e lembranças infantis. Movimento do sentir o corpo, brincar, expressar, viver a intuição e compartilhar com os outros. Investigar novas possibilidade, seguir os impulsos, deixar-se levar pela música e pelo próprio ritmo interno, ser leve e deixar fluir.

FACILITADORA-Luciana Tavares:

Psicóloga, Psicopedagoga, sociopsicomotricista e Mestre em Educação. Com formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo e está em processo de formação na disciplina do Movimento Autêntico com Betina Waissman . Discípula de Cláudio Naranjo há mais de 20 anos. Ampla experiência em psicologia escolar e educacional .Pesquisa a aplicação da Gestalt na terapia com crianças e adolescentes.  Coordena o Grupo de Adolescentes do Instituto Gestalt de Vanguarda (unidade BH). Possui grupos terapêuticos com crianças( Voa Passarinho), Jovens ( Se Oriente Rapaz) e Professores ( Supervisão Terapêutica para Professores). Co-autora do blog Jardim Secreto de Aninha:https://jardimsecretodeaninha.wordpress.com/.

FACILITADORA:Luiza Frade

Graduada em Educação Física, prestes a graduar em Psicologia, pós-graduada em Análise de Sistemas e em Gestão da Qualidade em Serviços (UnB-DF). Terapeuta Gestalt pela Escola SAT de Claudio Naranjo e Instituto di Psicoterapia della Gestalt e Analisi Transazionali – IGAT/Itália. Terapeuta Transdisciplinar Holística e membro do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT (UNIPAZ). Professora de Plena Atenção / Mindfulness pelo Center For Mindfulness (EUA) e pela Sociedad Mindfulness y Salud (Argentina). Facilitadora de disciplinas de atenção: Sistema de Relaxamento e Yoga Tibetano KUM NYE (USA e RJ); Movimento Atento/Meditativo (Brasil, Espanha, Alemanha); Seminário da ONU “A Arte de Viver em Paz”; Meditação Vipassana. Atuou por muitos anos em desenvolvimento de sistemas, planejamento estratégico e gestão – de pessoas, da qualidade, da informação. Desde 1994 aluna de Claudio Naranjo e praticante dedicada de meditação.

OFICINAS DE AUTO-CONHECIMENTO

1) O CLOWN E O DAR-SE CONTA;UM ENCONTRO COM A CRIANÇA INTERIOR

O Clown é uma técnica expressiva do nosso mundo interior, que ficou registrado em nosso corpo e nos conecta com o plenamente humano, com a capacidade de simbolização, de metáfora, de transformação e de criação, levando amorosamente nossa dor para um evento artístico natural, chamado também de transposição poética.
O que conhecemos como nossa realidade, nada mais é do que uma série de imagens e mandatos externos que não nos pertencem e que fomos incorporando em nossa vida. Se começamos a DAR-NOS CONTA, aprenderemos a nos conectar com o mais são e autêntico de nosso SER.

O Clown é esta parte de cada um que faz rir e emociona os demais. Para conseguir este objetivo é necessário abandonar-se generosamente, entregando toda a sua autenticidade e seu embaraço, se dirigindo ao fracasso como destino tragicómico; é assim que este encontró não busca somente ser um momento divertido e distendido através do jogo, mas um momento que busca resgatar a nossa criança interior e toda a sua espontaneidade; neste processo o encontro com o cômico te dará a força necessária, em um espaço amoroso, para conectar e sustentar as emoções, incluíndo as mais dolorosas.

De que se trata a proposta?

Esta oficina te convida a conhecer a técnica do Clown a partir de um encontro autêntico, se fazendo consciente das suas limitações e da sua forma de se vincular a este mundo; propomos a real valorização da técnica Clown no que diz respeito ao seu aspecto curador, levando o participante a um DESPERTAR, a saber, um DAR-SE CONTA, em seu próprio reconhecimento interno e não somente externo, trazendo assim, a Anagnórise Aristotélica (como valor inicial da arte na Grécia antiga).

FACILITADOR: Antonio Reyes

Diretor da Associação Cultural Lúdica, com 15 anos de trajetória. Criador dos Programas Claun Terapêutico (Adultos) e Chiquiclaun (crianças e adolescentes). Educador, ator, diretor teatral, claun, Arte e Riso-Terapeuta, com formação em Gestalt-Terapia para adultos e crianças.  Tem seguido o Programa SAT (Seekers After Thuth), do Dr. Cláudio Naranjo, referência mundial da Gestalt-Terapia.

2)TRES OLHARES, TRES AMORES

” Vamos fazer uma viagem de um trabalho experimental, reconhecendo e ligando os três amores Claudio Naranjo colocados pela tarefa de educadores, integrando metodologias Educação Popular, Gestalt e meditação.”

FACILITADOR: Marcelo González.

Educador popular; Formado pelo programa SAT na Argentina, Programa SAT para Educators Association e Pregrama Sat em  Brasília; Coordenador do SAT EDUCA Uruguai; Vipassana: praticante desde a sua criação com S.N. Goenka; Ativo  contribuinte Eneagrama Psicologia Integrativa em workshops desde 2003; Plano de Integração Regional para habitação,programa social  Coordenacao feita junto com a  Presidência da República, Uruguai. Professor de cursos de educação continuada para professores rurais do  Centro de educacao rural: Rural Education Center Agustin Ferreiro. Formação esta  de condução criativa composta tambem por  oficinas que integram a comunidade com a psico-espiritual através de diferentes metodologias e expressões de educação artística e popular. Tem participado em vários programas de desenvolvimento regional em áreas urbanas e rurais do Uruguai, Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha e Canadá. Ele tem sido um consultor para programas das Nações Unidas como o FIDA, o PNUD, FAO e dois eixos do “Programa Uma das Nações Unidas” com o Estado uruguaio. Ele promoveu  cursos para fortalecer as organizações sociais e culturais no Centro Cultural da Espanha em Montevidéu .   

3)SER OU PARECER:ESTA AÍ A QUESTÃO!

Nesta oficina através do estudo vivencial das relações parentais cada participante experimentará algo de como se tornou o que aparenta  ser.Desvendando a trajetória do ideal ao real ,ampliando a auto-percepção da relação entre as autoridades parentais e a autoridade atual como educador.

FACILITADORA

Fátima Caldas

Médica,especializada em neurologia pelo Departamento de Neurociências do Hospital das Clínicas da USP. Dedica-se ao estudo da consciência em todos os seus aspectos e da fenomenologia.Pós graduação em  Psicoterapia Psicodramatica e Gestaltica(Instituto Sedes Sapieniae -Inst.Gestalt-SP-Sevilha).Especializada em Terapia Corporal método Kelleman –Anatomia Emocional ,Movimento  Autêntico(Betina W-Espanha)Renascimento(Leonard Or-Chierif-Inglaterra –Espanha).Co-Criadora e Diretora do Instituto de Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. Especializada  em Terapia Sistêmica e Constelação Familiar segundo Bert Hellinger pelo Hellinger-Institut Science (Alemanha) e coordena formação e grupos terapêuticos de Constelações Familiares.  .  Terapeuta transpessoal versada em técnicas de regres­são pela respiração e terapias sistêmicas e em Anatomia Emocional de Stanley Kelleman.É membro internacional da Escola SAT fazendo parte da equipe desde 1996 sendo autorizada pelo Dr. Claudio Naranjo a aplicar o conhecimento da psicologia dos eneatipos atuando como psicote­rapeuta nos módulos do SAT desde 2001. É diretora fundadora doInstituto Sateduc para Aprimora­mento Humano e organizadora do 1º e 2º Simpósio para a Educação “Mudar a educação para mudar o mundo, o desafio mais significativo do milênio”.É Coordenada dos eventos realizados pela Fundación Claudio Naranjo no Brasil desde 2005.

OFICINAS DE EMOÇÃO E CRIATIVIDADE

1)A Divina Comédia Humana: o exercício das Máscaras Expressivas

Trabalho vivencial que integra à experiência terapêutica a via criativa das máscaras teatrais. Neste trabalho, que se baseia nos 27 subtipos do Eneagrama, procura-se recuperar o potencial instintivo e libertador desta linguagem artística que é aplicada ao contexto da identificação do caráter e a expressão de seus conteúdos inconscientes. O exercício das Máscaras nos permite identificar o personagem, conhecer suas polaridades e libertar a criatividade e a espontaneidade em um jogo de humor, sensibilidade e instinto.

FACILITADOR-Pedro Caldas Ramos

Psicólogo graduado na PUC/MG, com Pós-graduação em Arte-Educação pelo PREPES-PUC/MG. Possui formação em Gestalt-terapia e Estudos Jungianos pela UFMG. É Counselor pelo Instituto de Psicoterapia della Gestalt e Analisi Transazionali Integrate (Napoli/Itália) e participou da primeira turma da formação terapêutica pela Escola SAT organizada pelo Instituto Ene­aSat do Brasil. Formou-se em Terapia Sistêmica e Constelação Familiar segundo Bert Hellinger pelo Hellinger-Institut Landshut (Alemanha) e coordena grupos terapêuticos de Constelações Familiares. Formou-se em Teatro Terapêutico no Estudio Internacional Del Actor Juan Carlos Corazza, em Madrid (Espanha) e desenvolve pesquisa da aplicação de Máscaras Teatrais ao contexto terapêutico, com enfoque na abordagem gestáltica e do Eneagrama da Personalidade.

2-)A CORAGEM PARA SER VOCÊ MESMO(A).

Um espaço para explorar:O que é isto em mim que deixo fora da sala de aula e de minhas relações como educador(a)?Que recursos e personagens internos eu gostaria de invocar para me ajudar?Que obstáculos necessito atravessar e que recursos necessito adquirir para ser eu mesmo(a)?

FACILITADOR-Lluis Fustè Coetzee

Economista pela  (Universidade Pompeu Fabra), Direção e Dramaturgia (Institut del Teatre) e Psicologia (Universidade da Catalunha, col.17.707). Formação em Gestalt Terapia Gestalt na Oficina de Barcelona, n​​o programa SAT de Claudio Naranjo e formação em psicoterapia integrativa IPETG em Alicante com Juanjo Albert. Professor de Grupo de Teatro da UPF, quatro anos, com La Fura del Baus (com quem eu conduzi a cena final do filme “Perfume” e da peça “Imperium”),Trabalhou  dois anos em prisoes com Can Brians professora de teatro terapêutico e  ganhou um prêmio da Institut del Teatre para investigar o casamento entre terapia e teatro,

3) Fronteira de Contato,Espontaneidade , Criatividade e Gestalt(aguardando resenha)

resenha….

FACILITADORA-Fatima Caldas(curriculo acima

A  distibuição   dos professores nas diversas oficinas  do encontro será por sorteio prévio,realizado pela organização do evento ,na ordem de chegada das inscrições e distribuídas de forma igualitária por todas as oficinas .

4)JOGANDO EM UM ESPAÇO IMAGINÁRIO-Lídia Gramático

Um lugar para jogar com técnicas e dinâmicas senciveis,podendo entrar em um espaço imaginário,esse espaço tão valioso e inexplorado,potencializando nossa criatividade obtendo novos pontos de vista sobre nós mesmos.

Um desafio para atravessar uma linha divisória, valorizar o tessouro.descobrir.jogar e abrirmos a potencia sanadora de nossa imaginação.

FACILITADORA –Lidia Grammatico,Educadora e Psicoterapeuta,Fundadora e Presidenta da Asociación Argentina Programa SAT, Coordenadora do Programa SAT na Argentina,Especialista em Reve Evelle (Ensueño Dirigido),Terapeuta e Profesora no Programa SAT en Argentina, Chile, Perú, España