Programa Sat

O QUE É O PROGRAMA SAT?

    A palavra “SAT” se refere não somente às iniciais da expressão em inglês “Seekers After Truth” como também à palavra sânscrita que significa “verdade e ser”. Ainda faz, pelo simbolismo fonético, referência à trindade antropológica que permeia seu Programa e sua visão da psique. Estas letras são eco simultaneamente das forças cósmicas afirmativa, negativa e neutralizante de Gurdjieff, e das três “pessoas internas” de Totila Albert: pai, mãe e filho.

   O SAT é conhecido como um programa integrador dos aspectos e inteligências organísmicas emocionais cognitivas e espirituais, envolvendo conjuntamente os aspectos terapêutico e contemplativo. A prática de meditação, tão importante para o fortalecimento da atenção e presença, começa com um treinamento da mente voltado para a atenção por meio de contínuas experiências no presente, continuando com a concentração em um ponto e quietude interna, atingindo posterior questionamento da mente. Simultaneamente, os participantes são dirigidos por meio de um processo terapêutico guiado, que consiste em um rico currículo contendo a psicologia dos Eneatipos, além de uma reelaboração transformativa das memórias, sentimentos e formas de relacionamento infantis. O programa tem um poderoso elemento de Gestalt, utilizando a influência de gestaltistas cuja participação tem sido proeminente nos grupos SAT desde o começo dos programas na Europa. Alguns dos mais talentosos terapeutas gestalt no mundo têm feito parte integrante da equipe como supervisores no processo terapêutico.

Outros aspectos do currículo terapêutico são:

  • prática original da psicoterapia: uma forma inovadora de drama terapêutico;
  • cultivo da espontaneidade e a entrega por meio do movimento;
  • consciência sensorial, tanto em movimento como em quietude;
  • processo envolvendo regressão às experiências perinatais inspirado tanto no renascimento, na respiração holotrópica de Groff, assim como na “visão triunitária” do ser.

Esse processo permite que os participantes obtenham na maioria das ocasiões um efeito favorável tanto em sua mente como em sua vida. Tudo isso, envelopado com a necessária compreensão da personalidade, transformação e meditação, parcialmente mediado por relatos e histórias de ensinamentos.

O Programa SAT hoje é oferecido em módulos anuais e tem obtido muito sucesso em diversas partes do mundo para diversos seguimentos da populaçao e também entre os educadores e ele oferece um programa que trabalha o individuo de uma maneira integral :fisica,emocional,cognitiva e espiritual ,resgatando o desenvolvimento integral.

Focando a educação integral precisamos dar-nos conta que é na infância que aprendemos o modelo de viver,através das experiências com nossos pais,ambiente familiar, educação e cultura,e é também nela onde aprendemos a reprimir nosso ser natural.

Consequentemente as dificuldades decorrentes destes modelos levam à percepção de um mundo confuso e ameaçador nos faz bloquear e limitar nossa consciência, nossa espontaneidade, fechando assim o nosso coração para o mundo.

Aos poucos, perdemos contato com nosso mais puro e genuíno ser, fonte de amor, inteligência intuitiva e emocional. A perda de contato com nosso ser nos deixa uma sensação de vazio e desorientação sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos rodeia.

Como resposta a este sentimento, desenvolvemos uma personalidade condicionada a pensar, sentir, perceber e se relacionar com parâmetros diferentes do que somos em essência.

Ao longo da vida buscamos este ser reprimido fora, projetando. As crises são possibilidades de corrigir o caminho e voltar a esse verdadeiro ser. Para isto, será necessária a consciência do processo interior ocorrido.

Nestes momentos questionamos nossas suposições e crenças, sobre quem somos e qual é a realidade. Começamos, então, a procurar a reconexão com a verdadeira fonte do nosso ser, sem saber exatamente o que está nos movendo, o que estamos procurando, nem como consegui-lo.O programa SAT para  Educadores  restabelece o desenvolvimento psicoespiritual revendo com respeito toda a biografia pessoal, tanto para o autoconhecimento dos educadores, para que isto influencie positivamente e concretamente seu próprio papel de ensino, como através do desenvolvimento de habilidades e recursos para se relacionar com seus alunos contagiando para os valores humanos e desenvolvimento das inteligências integradoras.

Este programa é aplicado   atualmente em três fases ou níveis sucessivos de nove dias cada um, com intervalos de seis meses a um ano em média.

Alguns dos seus objetivos são:

– Conhecer a si mesmo através da compreensão do próprio caráter.

– Desenvolver e integrar as faculdades intelectuais, emocionais, instintivas e motoras.

– Estimular a criatividade de recursos próprios e o desenvolvimento da espontaneidade;

– Cultivar a atenção e a autoestima compreendidas como o bem-estar que confere coerência entre os propósitos da pessoa e sua realidade.

– Promover o desenvolvimento do sentido de comunidade a fim de facilitar as relações interpessoais e alinhar as dificuldades de comunicação.

O programa  fornece aos professores ferramentas e experiências para uma consciência clara de si mesmo e dos outros que afeta diretamente em seu trabalho a qualidade de relacionamento com seus alunos e a capacidade de lidar com conflitos e reparações.Fornece aos professores, em primeiro lugar, segurança para enfrentar desafios do dia-a-dia com inteireza e presença, facilitando esta prática e ampliando a visão da educação em todos os seus aspectos integrativos, ou seja, consciência e desenvolvimento organísmico, emocional, cognitivo e espiritual.

Para compreender a dimensão deste programa Consulte o PROGRAMA SAT PARA EDUCADORES RURAIS URUGUAY realizado recentemente com educadores no Uruguay após encontro do Presidente MUJICA com Claudio Naranjo (blog eventos internacionais). e site www.fundacionclaudionaranjo.com.br

1er SAT EDUCA Uruguay para MAESTRO RURALES – Claudio Naranjo – DEDALO

Sat Educa: un programa de apoyo a la formación de docentes rurales

Mudar a Educação para mudar o mundo.

O Desafio mais significativo do Milênio!

“… a interferência no desenvolvimento infantil através da inibição do jogo,

da escolarização prematura de tipo disciplinador e o bombardeio da televisão,

terminam por silenciar a criança divina interior de cada um.”

(Claudio Naranjo)

Acompanhe nossas mídias sociais.