Instrutores

Organização do Encontro E Instrutores(as)Facilitadores(as)

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO  E FACILITADORA- Fátima Caldas

http://www.fatimacaldas.com.br/

http://gestaltdevanguarda.com.br/

Médica especializada em neurologia pelo Departamento de Neurociências do Hospital das Clínicas da USP. Dedica-se ao estudo da consciência em todos os seus aspectos e da fenomenologia. Especializou-se em psicodrama pelo Instituto Sedes Sapientae e Gestalt pelo Instituto de Gestalt S.P e Sevilha. Terapeuta transpessoal versada em técnicas de regressão pela respiração e terapias sistêmicas e em Anatomia Emocional de Stanley Kelleman. e Constelaçao Familiar de Bert Hellinger.  Membro internacional da Escola SAT fazendo parte da equipe desde 1996 sendo autorizada pelo Dr. Claudio Naranjo a aplicar o conhecimento da psicologia dos eneatipos atuando como psicote­rapeuta nos módulos do SAT desde 2001. É diretora fundadora do Instituto Sateduc para Aprimora­mento Humano e organizadora do 1º e 2º Simpósio para a Educação “Mudar a educação para mudar o mundo, o desafio mais significativo do milênio” S.Paulo.É Diretora co-criadora do Instituto de Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo .

INSTRUTORA E FACILITADORA- Olga Curado

http://www.curadoeassociados.com.br/

Consultora em Comunicação desde o ano 2000. Jornalista com especialização em Política pelo World Press Institute, nos Estados Unidos. Diretora da Rede Globo de Televisão durante 14 anos, atuou em Londres, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foi coordenadora das emissoras afiliadas da Rede Globo. Repórter e editora dos jornais O Estado de S. PauloJornal do Brasil e O Globo. Autora de Viver sem Crise, editora Leya, 2013, e dos livros de Comunicação A Notícia na TV,Encontro com a ImprensaCorrer para o Abraço e Cá entre nós. Coautora de antologias poéticas e de livros de Comunicação. Criadora de método de treinamento e desenvolvimento de equipes e de indivíduos baseado no Aikido. Aikidoísta, grau  Nidan ( Faixa Preta, Segundo  Grau) Aluna de Ono Sensei.

INSTRUTOR E FACILITADOR: Antonio Reyes Velasgues

Diretor da Associação Cultural Lúdica, com 15 anos de trajetória. Criador dos Programas Claun Terapêutico (Adultos) e Chiquiclaun (crianças e adolescentes). Educador, ator, diretor teatral, claun, Arte e Riso-Terapeuta, com formação em Gestalt-Terapia para adultos e crianças.  Tem seguido o Programa SAT (Seekers After Thuth), do Dr. Cláudio Naranjo, referência mundial da Gestalt-Terapia.

INSTRUTOR E FACILITADOR- Pedro Caldas Ramos (Brasil)

www.gestaltdevanguarda.com.br

Psicólogo graduado na PUC Minas, com Pós-graduação em Arte-Educação pelo PREPES-PUC/MG. Possui formação em Gestalt-terapia e Estudos Jungianos pela UFMG. É Counselor pelo Instituto de Psicoterapia della Gestalt e Analisi Transazionali Integrate (Napoli/Itália) e participou da primeira turma da formação terapêutica pela Escola SAT organizada pelo Instituto Ene­aSat do Brasil. Formou-se em Terapia Sistêmica e Constelação Familiar segundo Bert Hellinger pelo Hellinger-Institut Landshut (Alemanha) e coordena grupos terapêuticos de Constelações Familiares. Formou-se em Teatro Terapêutico no Estudio Internacional Del Actor Juan Carlos Corazza, em Madrid (Espanha) e desenvolve pesquisa da aplicação de Máscaras Teatrais ao contexto terapêutico, com enfoque na abordagem gestáltica e do Eneagrama da Personalidade.

INSTRUTOR E FACILITADOR- Marcelo González (Uruguai)

http://www.ceibal.edu.uy/http://sateducamexico.com.br

Educador popular; Formado pelo programa SAT na Argentina, Programa SAT para Educators Association e Pregrama Sat em  Brasília; Coordenador do SAT EDUCA Uruguai; Vipassana: praticante desde a sua criação com S.N. Goenka; Ativo  contribuinte Eneagrama Psicologia Integrativa em workshops desde 2003; Plano de Integração Regional para habitação,programa social  Coordenacao feita junto com a  Presidência da República, Uruguai. Professor de cursos de educação continuada para professores rurais do  Centro de educacao rural: Rural Education Center Agustin Ferreiro. Formação esta  de condução criativa composta tambem por  oficinas que integram a comunidade com a psico-espiritual através de diferentes metodologias e expressões de educação artística e popular. Tem participado em vários programas de desenvolvimento regional em áreas urbanas e rurais do Uruguai, Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha e Canadá. Ele tem sido um consultor para programas das Nações Unidas como o FIDA, o PNUD, FAO e dois eixos do “Programa Uma das Nações Unidas” com o Estado uruguaio. Ele promoveu  cursos para fortalecer as organizações sociais e culturais no Centro Cultural da Espanha em Montevidéu

INSTRUTORA E FACILITADORA– Ângela Lins (Brasil)

Psicóloga Clínica (1978), Terapeuta Transpessoal. (1992) e Terapeuta Corporal (1988). Estudiosa e praticante de religiões espiritualistas e xamânicas há mais de quatro décadas. Praticante de meditação  e instrutora  de meditação  Vipassana. Voltada a inserção das Experiências Religiosas e Transpessoais  dentro do contexto  terapêutico. Terapeuta colaboradora de Claudio Naranjo (2002) no Brasil e exterior.

INSTRUTOR E FACILITADOR– Lluís Fusté Coetzee (Espanha)

Economista pela  (Universidade Pompeu Fabra), Direção e Dramaturgia (Institut del Teatre) e Psicologia (Universidade da Catalunha, col.17.707). Formação em Gestalt Terapia Gestalt na Oficina de Barcelona, n​​o programa SAT de Claudio Naranjo e formação em psicoterapia integrativa IPETG em Alicante com Juanjo Albert. Professor de Grupo de Teatro da UPF, quatro anos, com La Fura del Baus (com quem eu conduzi a cena final do filme “Perfume” e da peça “Imperium”),Trabalhou  dois anos em prisoes com Can Brians professora de teatro terapêutico e  ganhou um prêmio da Institut del Teatre para investigar o casamento entre terapia e teatro

INSTRUTORA E FACILITADORA – Luciana Tavares (Brasil)

www.gestaltdevanguarda.com.br

Psicóloga, Psicopedagoga, sociopsicomotricista e Mestre em Educação. Com formação em Gestalt-terapia  em andamento pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. Discípula de Cláudio Naranjo, com conhecimentos avançados em Eneagrama da Personalidade. Ampla experiência em psicologia escolar e educacional. Foi psicóloga do Colégio Metodista Izabela Hendrix durante sete anos. Atuou como psicopedagoga também no Núcleo Persona. Pesquisa a aplicação da Gestalt na terapia com crianças e adolescentes e coordena o Grupo de Adolescentes do Instituto Gestalt de Vanguarda (unidade BH).

INSTRUTORA E  FACILITADORA- Luiza Frade-Brasil

Graduada em Educação Física, prestes a graduar em Psicologia, pós-graduada em Análise de Sistemas e em Gestão da Qualidade em Serviços (UnB-DF). Terapeuta Gestalt pela Escola SAT de Claudio Naranjo e Instituto di Psicoterapia della Gestalt e Analisi Transazionali – IGAT/Itália. Terapeuta Transdisciplinar Holística e membro do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT (UNIPAZ). Professora de Plena Atenção / Mindfulness pelo Center For Mindfulness (EUA) e pela Sociedad Mindfulness y Salud (Argentina). Facilitadora de disciplinas de atenção: Sistema de Relaxamento e Yoga Tibetano KUM NYE (USA e RJ); Movimento Atento/Meditativo (Brasil, Espanha, Alemanha); Seminário da ONU “A Arte de Viver em Paz”; Meditação Vipassana. Atuou por muitos anos em desenvolvimento de sistemas, planejamento estratégico e gestão – de pessoas, da qualidade, da informação. Desde 1994 aluna de Claudio Naranjo e praticante dedicada de meditação.

APOIO À ORGANIZAÇÃO

– Maria Grazia Cecchinni

http://www.srpf.it/docenti_cecchini.html

Graduada em Psicologia pela Universidade de Roma, com a tese: O atendimento ambulatorial à criança que sofre de doença crônica e mortal, Inquérito sobre os problemas e as ligações entre as crianças, pais e pessoal médico e paramédico, “A Cadeira de Psicopatologia do Desenvolvimento” – Prof. F. Antonucci. Formou-se em 1983, em Gestalt Psicoterapia e Análise Transacional na Escola de Especialização IFREP, dirigida pelo Prof. Pio Scilligo. Em 1987 terminou o Formação na Escola de Terapia Familiar, dirigida pelo Prof. Maurizio Andolfi e concluiu sua formação sob a supervisão do Prof de sistêmica, Carmine Saccu, na Escola Romana de Psicoterapia Famigliare, em 2002. Em 1994, completou o treinamento de dois anos na Supervisão da formação, dirigida pelo Dr. Paolo Quattrini, no Instituto Gestalt de Florença. De 1978 a 1990, montou sua equipe seguindo o modelo da Gestalt Psicoterapia e Análise Transacional, 1993-2002 continuou uma análise pessoal de acordo com o modelo psicanalítico junguiano.

 

Frézia(em construcao)