2º Simpósio Educação 2007

simposio_educacao_2005
Simpósio Educadores 2005
25 de January de 2015
I-encontro-de-educação
I Encontro de Educadores
1 de February de 2015
Mostrar Tudo

2º Simpósio Educação 2007

simposio_educacao_2007

 Simpósio Educação 2007

“Mudar a Educação para mudar o mundo”

SÃO PAULO -UNIVERSIDADE SÃO MARCOS

Congressos, Palestras e Conferências

 II Simpósio Brasileiro Mudar a Educação para Mudar o Mundo

Local: Faculdades São Marcos-SP

Palestrantes:

Lucia Helena lodgi

Diretora de Políticas do Ensino Médio/SEB (Secretaria de Educação Básica) do Ministério da Educação (MEC).

Ângela Martins

Mestre em Educação na UNB. Coordenadora na Secretaria de Educação à Distância.

João Francisco Régis de Moraes

Professor-doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Leila Lopes de Medeiros

Diretora do Departamento de Produção e Capacitação na
Secretaria de Educação à Distância (MEC).

Lucia H. Lodi

Diretora de Políticas do Ensino Médio/SEB (Secretaria de Educação Básica) do Ministério da Educação (MEC).

Maria Cícera dos Santos de Albuquerque

Diretora da Fundepes-Maceio

Veronica Paternost

Membro da OSCIP SATEDUC para o Aprimoramento Humano.
Professora, supervisora de estágios e assitente de direção da Universidade São Marcos, campus Paulínia.

Fatima Caldas

Organizadora dos Simpósios para a Educação. Diretora do Instituto Sateduc. Membro internacional da Escola SAT.

Alaor Passos

Doutor em Sociologia, conferencista e professor. Foi pioneiro no Brasil ao introduzir o estudo dos eneatipos no Centro Cultural de Pesquisa e Desenvolvimento Humano de BH desde meados da década de 80, quando se tornou representante de Claudio Naranjo no Brasil.

Cláudio Naranjo

Criador do programa SAT. Autor do projeto Sateducação. Professor e pesquisador em diferentes âmbitos do conhecimento humano. Presidente honorário do Instituto de Gestalt de Londres e membro do Clube de Roma.

O Programa SAT para educadores 2007

O Instituto SATeduc para Aprimoramento Humano apresenta o SAT para Educadores 2006 como um serviço aberto para a comunidade e como uma contribuição para a educação e o bem estar da sociedade. A capacitação SAT facilita o desenvolvimento de uma consciência compreensiva que incorpora as dimensões pessoais, interpessoais e transpessoais da experiência humana e possibilita uma reconexão progressiva com o Ser.

O programa SAT é composto de 3 níveis:

Cada um dos níveis conta com teoria e trabalho vivencial, baseando-se na Psicologia dos Eneatipos, nos métodos de auto-observação, ensinamentos espirituais, meditação, diferentes enfoques psicoterapêuticos, processos de recuperação de relações parentais na infãncia, terapia Gestalt e trabalhos de corpo. O Programa utiliza recursos práticos, de modo que os participantes possam continuar com um processo de explorar, conhecer, aprender e integrar sua experiência e conhecimento e cada etapa.

É aconselhável a realização dos módulos com intervalos de seis meses, já que o efeito de sua ação refleiva continua produzindo transformações posteriores. Cada pessoa tem seu próprio tempo de ‘se dar conta’, respondendo a progressivos processos internos que são disparados durante o SAT.

SAT 1 – Duração 7 dias

Esse primeiro módulo coloca o participante em contato com o seu Eneatipo de maneira profunda e vivencial. Iniciam-se, também, os primeiros contatos com o desenvolvimento e cultivo da atenção e presença, e com o processo terapêutico das figuras parentais (materna e paterna). A observação compartilhada de pensamentos, sistemas de crenças, idéias condicionadas e o trabalho com o corpo complementam o programa desse nível.

SAT 2 – Duração 7 dias

O processo terapêutico nessa etapa trará contato com os sub-tipos de personalidade e com suas virtudes correspondentes, assim como o aprofundamento do cultivo da atenção e da presença através do desenvolvimento da mente meditativa. Incluirá, ainda, relações interpessoais como escola de crescimento, oficinas de teatro gestáltico e oficinas de trabalho de corpo. Pré-requisito: SAT 1.

SAT 3 – Duração 7 dias

Com relação à Psicologia dos Eneatipos, serão abordados os aspectos cognitivos do caráter: idéias irracionais ou dsfuncionais, mecanismos de defesa e ilusões. Nesse terceiro módulo, a meditação ganhará aprofundamento notável. O trabalho terapêutico propõe uma formação prática dos participantes com supervisão, tanto no plano técnico, como no campo das dificuldades interiores que se fazem presentes nas relações. Também é parte do processo um trabalho de regressão a vivências peri-natais. Pré-requisito: SAT 1 e 2.

Confira as Fotos do 2º Simpósio : Mudar a Educação para mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>